Tradições

A dança nasceu com o homem. Como a música é uma linguagem universal compartilhada por todas as nações. Com o desenvolvimento da civilização a dança fêz exame de vários formulários e dado forma em escolas numerosas. “Dabke” é uma dança realizada por diferentes habitantes das montanhas que se encontram acima da costa mediterrânea e do Rio Tigriss. Portanto, é uma dança apenas típica das aldeias e vilas do Líbano, Síria, Palestina, Jordânia e Iraque, além de algumas tribos quase beduínas que vivem no Líbano e outros territórios próximos.

O eminente músico Zaki Nassif acha que a origem de Dabke remonta aos dias em que o povo da aldeia se reuniu para o “aouna” ou “aouni”. Esta é uma tradição rural e obrigação de ajudar o dono de uma casa recém-construída em calcamento o telhado da casa, batendo-o com os pés. Esta técnica foi substituída mais tarde pelo rolo (“Mahdale” ou “Mahdalie”). Três argumentos justificam esta teoria:

Primeiro Dabke é uma dança coletiva realizada em um arco e limitada pelo espaço.

Em segundo lugar, todos os tipos de Dabke tem uma coisa em comum: batendo o chão duro com os pés.

Em terceiro lugar, o famoso Dabke chamado “Dal’ouna” tem seu nome derivado da palavra aramaico “ouna” (ajuda mútua).

A popularidade de Dabke no campo libanês explica a diversidade dos ritmos desta dança (variando de muito lento a muito rápido), passos (mtanniye, mtallate, Arja), e canções herdadas e melodias (dal’ouna, houwara, nadda, haykalo, zayno, etc.)

Desde a Fundação do Festival Baalbeck em 1957, músicos libaneses, nomeadamente os irmãos Rahballi, Zaki Nassif, e Afif Radwan, incluíram Dabke em seus musicais e operetas. Trabalharam duramente em realçando o e sucedendo em apresentá-lo como uma arte Classical digna.

Dabke ainda é a pedra angular da arte dançante no Líbano, apesar dos inúmeros e diferentes estilos de dança. Não se limita a casamentos e outros eventos felizes, mas preenche um lugar importante no coração do movimento artístico. É uma obrigação em cada musical ou opereta apresentado no Líbano.

“Voix de L’ Orient” tomou sobre si, desde o dia em que foi fundada, para espalhar a música libanesa no mundo largo. Ainda trabalhando para alcançar esse objetivo, apresenta hoje uma nova edição em duas partes (parte 2 a seguir) o título Dabkat com uma série de músicas mais populares Dabke cantado pelo grande Fairuz, do Líbano embaixador das estrelas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.